Rua – Visconde de Barbacena

Rua do bairro de Saracuruna, com muitas residências e que corta grande parte do bairro. Faz esquina com diversas ruas, entre elas a Av. Nelsom Mauro, Rua Lima Sucupira e a Rua Bernanrdo Saião.

Rua Visconde de Barbacena (google maps - street view)
Rua Visconde de Barbacena (google maps – street view)

Sua denominação constitui referência a um título nobiliárquico criado pelas monarquias de Portugal e, posteriormente, do Brasil. Em Portugal, o título de visconde de Barbacena foi instituído por decreto do rei Afonso VI de Portugal de 19.12.1671 (ou, menos provavelmente, 1661), em benefício de Afonso Furtado de Castro do Rio de Mendonça, quinto senhor de Barbacena e 24.º Governador do Brasil. Além dele foram também viscondes de Barbacena: Afonso Furtado de Castro do Rio de Mendonça (c. 1610 – 1675) ; Jorge Furtado de Mendonça (c. 1650 – 1708); Afonso Furtado de Mendonça (1690 – ?) 3.º visconde; Luís Xavier Furtado de Mendonça (1692 – ?) 4.º visconde; Francisco Vicente Xavier Furtado Castro do Rio e Mendonça (1728 – ?), 5.º visconde de Barbacena.; Luís António Furtado de Castro do Rio de Mendonça e Faro (1754 – 1830), também 1.º Conde de Barbacena e Francisco Furtado de Castro do Rio de Mendonça (1780 – 1854), também 2.º Conde de Barbacena .

Rua Visconde de Barbacena (google maps)
Rua Visconde de Barbacena (google maps)

No Brasil, o título de visconde de Barbacena foi instituído pelo imperador Dom Pedro I por decreto de 12.10.1825. Seus titulares foram: Felisberto Caldeira Brant Pontes de Oliveira Horta, primeiro visconde e primeiro marquês de Barbacena e Felisberto Caldeira Brant Pontes, segundo visconde de Barbacena. Nota: essa artéria teve o seu percurso dividido para acomodar a Rua Alisson Batista de Medeiros.

Fonte: http://www.dicionarioderuasfortaleza.com.br/

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *